Lançamento do livro: dia 02/09/2010 no I Seminário sobre Uso(s) de Conectivos e Articulação de Cláusulas, realizado na Faculdade de Letras da UFRJ

  

O livro -  intitulado Articulação de orações: pesquisa e ensino  e organizado pela Professora Violeta Rodrigues -  congrega os resultados das pesquisas desenvolvidas e algumas ainda em curso no âmbito do Projeto Uso(s) de conjunções e combinação hipotática de cláusulas que se vincula à linha de pesquisa Língua e sociedade: variação e mudança do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

   

      

   

           Há tempos vem crescendo a demanda por obras que tratem de aspectos da língua portuguesa considerados problemáticos não só pelos próprios pesquisadores como, principalmente, pelos profissionais do magistério. Dentre as lacunas de que se ressentem esses profissionais nas descrições da língua portuguesa está o tratamento da maneira como as orações se articulam para a organização de um texto coeso e coerente.

            A presente coletânea é mais uma iniciativa relevante no sentido de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, evidenciando, já em seu título, a preocupação em dar um tratamento que esteja centrado nos dois pilares do estudo de uma língua: a pesquisa sobre a sua caracterização e seu funcionamento, e o seu ensino. Organizada de forma consistente e criteriosa pela Profª Drª Violeta Virgínia Rodrigues, a coletânea proporciona o contato com textos que  ─ oriundos de pesquisas realizadas dentro do projeto Uso(s) de conjunções e combinação hipotática de cláusulas, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro  ─  focalizam, de maneira clara e objetiva, a complexidade da língua configurada na microestrutura da organização das orações no texto, pela combinação hipotática entre as orações, com ou sem a presença de conectivos.

            Elegendo o funcionalismo como o modelo mais eficaz para as análises empreendidas e para sua consequente aplicação ao ensino, os textos apresentados neste livro contribuem, sem dúvida, para a renovação das visões tradicionais sobre alguns aspectos do processo de subordinação em português, propiciando um estudo reflexivo da hipotaxe adverbial e das estratégias e procedimentos afetos a esse tipo de articulação de orações. Além de revisar conceitos dentro dessa temática, há aqui também a preocupação de, por um lado, apontar o tratamento que se costuma dar ao assunto nos manuais didáticos e, por outro, subsidiar o professor de português para uma abordagem mais esclarecedora do processo de articulação de orações, abordagem essa que seja também mais adequada e pertinente aos objetivos do ensino da língua.

            Dessa forma, os estudos aqui apresentados abrem-se em benefício de um público diversificado, abrangendo pesquisadores, professores, formadores de professores e, ainda, autores de material didático, atendendo, assim, à demanda na área da sintaxe, mais precisamente na maneira como as orações se combinam para a construção de um texto.

            O leitor certamente encontrará, neste livro, uma fonte para atualização de seus conhecimentos sobre esse aspecto tão importante da gramática do português, bem como um estímulo à reflexão, com o intuito de realizar discussões que se transformem em novas pesquisas sobre essa e outras questões relacionadas ao uso da língua, em suas diferentes materializações.

  

Maria Beatriz Nascimento Decat

 

 

ATENÇÃO

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